Boa noite, galera.
Devido aos esclarecimentos da primeira parte, eu deixo frisado novamente:
- Ninguém tá de obrigando a ouvir porra nenhuma, seu fresco sem esportividade.
- Não vou colocar NENHUM álbum de metal extremo, e sim álbuns ao alcance amplo do gosto masculino. É mais fácil a maioria ouvir Pink Floyd do que Cannibal Corpse, é tão difícil entender isso?
- Os álbuns colocados aqui são questões de gosto pessoal, embora posso receber dicas e opiniões.
- Fiquem a vontade para acrescentar alguns na lista.
Grato.
Vou começar com um álbum lendário na história do Heavy Metal:
Ozzy Osbourne - Blizzard Of Ozz

Lendário álbum com a participação do virtuoso guitarrista Randy Rhoads, sendo esse o debut album da carreira solo do cantor Ozzy Osbourne. Solos de guitarra líricos com influência neoclássica estão aqui, com destaque para o famoso solo da música Mr. Crowley. Na minha opinião é um dos melhores álbuns de heavy metal já feitos, atingindo o ápice da criatividade.
Detalhe para as músicas Mr. Crowley, Revelation (Mother Earth), Crazy Train e a balada Goodbye to Romance.
Pink Floyd - Dark Side Of The Moon

Não seria exagero dizer que esse álbum é definitivamente um dos 20 melhores álbuns de rock de todos os tempos. Genialidade do começo ao fim, com influências de blues, sintetizadores e experimentalismo à luz da alma. Há quem diga que o álbum possui várias referências ao filme The Wizard of Oz. Enfim, excelente pedida para ouvir enquanto se bate aquela sinuca esperta.
Recomendo as músicas Us and Them e Money.
Blackfoot - Strikes
Terceiro álbum da banda e o primeiro a encabeçar a trilogia dos animais na capa. Southern Rock de qualidade do inicio ao fim, protagonizado pelo excelente Rickey Medlocke como frontman da banda. Pra quem não sabe, esse índio véio dos fodidos é atual guitarrista da lendária banda de Southern Rock Lynyrd Skynyrd.
Excelente álbum que deve ser ouvido por todos os fãs de Southern Rock e Hard Rock no geral. Destaque para as músicas Highway Song, I Got a Line on You, Wishing Well e Train Train.
Um dos melhores álbuns que eu já ouvi na vida.
Rush - Moving Pictures

Oitavo álbum do trio canadense de Hard Rock/Progressivo. Acredito que esse tenha sido o álbum quemais vendeu da banda, chegando a muitos ouvidos dentro do mainstream. Seria uma injustiça não citar o álbum 2112 também, mas esse aqui possui excelentes clássicos da banda, como a famosa Tom Sawyer, Limelight, YYZ e Red Barchetta.
Metallica - Master Of Puppets

Terceiro álbum da banda, último como sendo da participação do lendário Cliff Burton, ex-baixista da banda morto em um acidente durante uma turnê da banda. Porrada do início ao fim, demonstração de virilidade e não-frescurite em todos os riffs do álbum. Juntamente com o Blizzard Of Ozz, é um dos melhores álbuns de metal na minha opinião, dentro desse post.
Pra conhecer melhor o álbum, recomendo ouvir as faixas: The Thing That Should Not Be (letras com influência do escritor H.P Lovecraft), Welcome Home (Sanitarium) e a música homônima, Master Of Puppets.
Hank Williams III - Risin' Outlaw

Para os fãs de Country, esse álbum é uma boa pedida. Álbum solo do ex-baixista da banda Superjoint Ritual, neto do Hank Williams e filho do Hank Williams Jr, tendo o Country como uma tradição passada por hereditariedade. Destaque para as músicas Devil's Daughters, Cocaine Blues e Lonesome For You.
Zé Ramalho - Perfil

Bom álbum pra quem quer conhecer melhor as obras do famoso compositor. Com elementos de Rock, Blues, boa MPB e música nordestina. Há aqui músicas famosas de sua carreira, como a badalada Mistérios da Meia Noite e Admirável Gado Novo.
Whitesnake - Restless Heart

Décimo álbum da banda (o que para os fãs mais puristas, não é uma coisa boa), com influências nítidas de blues/rock clássico em suas canções. Há quem diga que o álbum é mais uma peça solo do cantor David Coverdale do que um álbum da banda em si. Para evitar esse tipo de frescuras, coloquei no mesmo balaio e dane-se.
Pra quem gosta de baladas, a canção Too Many Tears é uma excelente pedida, com um clima blues e melancólico. Detalhe para a música Crying também.
Nirvana - Nevermind

"Ai, Irish, Nirvana é banda de grunge trouxa! Ai, Irsih, Nirvana não é tr00, mimimi"
Segundo álbum da banda, caracterizando o estilo cru, livre e não técnico da banda. Contem as músicas mais famosas do grupo, como Smells Like Teen Spirit e Come As You Are. Porém, contem outras músicas igualmente boas como In Bloom, Polly e Lithium. Se você é um metaleirozinho dogmático metido a truezão das trevas, passe longe desse álbum.
Se tem a cabeça aberta o suficiente pra ouvir algo que foge do padrão "Riff pesado - Solo virtuoso - Bateria insana", ouça esse.
The Beatles - The Beatles

Conhecido também como The White Album ou aqui no Brasil como Álbum Branco. Décimo álbum do grupo. Gravado no lendário estúdio de Abbey Road, contendo elementos de Blues, Rock'n Roll clássico e um pé no início do Hard Rock.
Muitas músicas, mas dentre elas eu recomendo: "Ob-La-Di, Ob-La-Da, While My Guitar Gently Weeps (composição genial de Harrison, recebendo vários covers depois), Helter Skelter e Julia.
Logo logo, sai da fornada a terceira parte.
Pra quem quiser recomendar, dizer qual não foi uma boa ou xingar muito no Twitter, sinta-se em casa!
1. Led Zeppelin - IV (Untitled)
ResponderExcluirNão dá pra ignorar a influência do Led Zeppelin no rock mundial. O quarto álbum da banda (que nem título oficial tem) é uma aula de rock clássico. "Stairway to Heaven" é o destaque óbvio, mas o disco ainda traz pancadas como "Black Dog" e "When the Levee Breaks". Essencial.
2. AC/DC - Back in Black
Um tributo ao falecido Bon Scott e a introdução de Brian Johnson como vocalista. Esse álbum definiu o que é o rock direto e potente, com riffs imortais. "Hells Bells", "Shoot to Thrill" e a faixa-título são obrigatórias na sua playlist.
3. The Rolling Stones - Exile on Main St.
Um álbum duplo que mistura rock, blues, country e até gospel. A banda estava em sua melhor forma criativa aqui. "Tumbling Dice", "Sweet Virginia" e "Rocks Off" são clássicos que mostram a essência rebelde dos Stones.
4. Jimi Hendrix - Are You Experienced
Álbum de estreia do maior guitarrista que já existiu. Aqui você encontra a guitarra em sua forma mais crua, energética e inovadora. "Purple Haze", "Hey Joe" e "The Wind Cries Mary" são só o começo da viagem.
5. Queen - A Night at the Opera
Um álbum grandioso, experimental e cheio de diversidade musical. Claro, "Bohemian Rhapsody" é o maior destaque, mas faixas como "You're My Best Friend" e "Love of My Life" mostram a genialidade da banda como um todo.
6. Lynyrd Skynyrd - (Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd)
O álbum de estreia que colocou o Southern Rock no mapa. Com clássicos como "Free Bird" e "Simple Man", é impossível ignorar a influência dessa banda. Uma obra que combina emoção e peso na medida certa.
7. Bruce Springsteen - Born to Run
Aclamado como uma das melhores obras do rock americano, este álbum captura a essência dos sonhos, lutas e triunfos da classe trabalhadora. "Thunder Road" e a faixa-título são perfeitas para ouvir na estrada, com o vento batendo no rosto.
8. Guns N’ Roses - Appetite for Destruction
O álbum de estreia que revolucionou o hard rock nos anos 80. Axl, Slash e companhia entregaram um trabalho visceral com faixas icônicas como "Welcome to the Jungle", "Sweet Child O' Mine" e "Paradise City".
9. Bob Marley & The Wailers - Legend
Um greatest hits que reúne os maiores sucessos do rei do reggae. Com músicas como "No Woman, No Cry", "Redemption Song" e "Three Little Birds", esse álbum é o guia definitivo para quem quer entender o legado de Bob Marley.
10. David Bowie - The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars
A história do alienígena andrógino que se tornou ícone do glam rock. Bowie entrega criatividade, lirismo e um som que transcende o tempo. "Starman", "Suffragette City" e "Rock 'n' Roll Suicide" são só alguns exemplos do que esse álbum oferece.
1. Iron Maiden - The Number of the Beast
ResponderExcluirO álbum que colocou o Maiden no mapa global e apresentou Bruce Dickinson como vocalista. Uma aula de heavy metal clássico com hinos como "Run to the Hills", "Hallowed Be Thy Name" e, claro, a faixa-título. Pura energia.
2. Fleetwood Mac - Rumours
Um dos álbuns mais vendidos e bem produzidos da história. "Go Your Own Way", "Dreams" e "The Chain" são clássicos que unem rock e melodia de maneira impecável. Feito em meio a dramas pessoais, o álbum é puro sentimento.
3. Pearl Jam - Ten
O grunge de Seattle em sua forma mais emocional e intensa. A estreia do Pearl Jam trouxe canções como "Alive", "Jeremy" e "Black", que são tão impactantes hoje quanto em 1991. Um clássico que transcende gêneros.
4. The Doors - The Doors
Álbum de estreia da banda, onde a poesia de Jim Morrison se encontra com a sonoridade psicodélica. "Break on Through", "Light My Fire" e "The End" mostram por que o The Doors é referência absoluta.
5. Van Halen - Van Halen
Riffs explosivos, solos virtuosos e energia contagiante. O álbum de estreia da banda definiu o hard rock dos anos 80. "Eruption", "Runnin' with the Devil" e "Ain’t Talkin’ ’Bout Love" são indispensáveis para qualquer fã do gênero.
6. Johnny Cash - At Folsom Prison
O homem de preto em seu auge, tocando ao vivo para prisioneiros. Um álbum que captura a essência do country e da rebeldia de Cash. "Folsom Prison Blues" e "I Walk the Line" são obrigatórias.
7. Dire Straits - Brothers in Arms
Um dos álbuns mais icônicos dos anos 80, com produção impecável e letras marcantes. "Money for Nothing" e "Walk of Life" são clássicos que ainda soam modernos. A faixa-título é pura emoção.
8. Slayer - Reign in Blood
Pra quem curte metal mais extremo, este álbum é um divisor de águas no thrash metal. Rápido, pesado e brutal, com faixas como "Angel of Death" e "Raining Blood". Slayer em sua forma mais pura.
9. Simon & Garfunkel - Bridge Over Troubled Water
Música folk no seu ápice. Este álbum traz harmonias lindas e letras poéticas, com destaques como "The Boxer", "Cecilia" e a faixa-título, que emociona até os corações mais duros.
10. Kiss - Alive!
Um álbum ao vivo que captura a essência do rock de arena. Kiss era mais do que maquiagem e figurino; sua energia ao vivo é eletrizante. "Rock and Roll All Nite" nunca soou tão poderosa.